A raposa e o trigre

Uma raposa vivia na floresta havia muito tempo. Um lavrador a encontrou e reparou que ela não tinha as patas da frente, talvez perdidas ao escapar de uma armadilha. O homem ficou pensando como o animal poderia ter sobrevivido naquelas condições, uma vez que não podia caçar e nem mesmo fugir dos predadores. Curioso, passou a observá-la com frequência.

A raposa vivia escondida numa caverna e, de vez em quando, surgia um tigre com alguns restos de caça e os deixava nas proximidades. Quando o tigre se afastava, ela saia de seu esconderijo e se alimentava da carne deixada por ele.

E assim aconteceu repetidas vezes, com o tigre generosamente oferecendo parte de sua refeição para a raposa.

O lavrador então pensou: “Se esta raposa está sendo alimentada sem fazer nada, por algum poder superior invisível, porque é que eu tenho de trabalhar tanto pelo meu alimento? Por que também não posso ficar descansando em minha cama, esperando para ser alimentado?”

E, a partir daquele dia, o homem decidiu que não mais trabalharia na sua roça. Ficou dentro de casa, esperando que a comida chegasse a sua porta.

Passaram-se os dias e nada de aparecer o alimento.

O homem insistiu, até que estivesse só pele e osso. Perdeu sua casa, seu dinheiro, sua lavoura...

Já perto de perder a consciência pela falta de alimento, finalmente ele ouviu uma voz que dizia:  "Oh, homem tolo. Por que não insiste em ver a verdade? Você não percebe que deveria ter seguido o exemplo da generosidade do tigre, em vez de se identificar com a raposa dependente?"

Gosto muito desta fábula para induzir à reflexão sobre as escolhas profissionais.
Será que somos como o lavrador, esperando que nos tragam as soluções, ou somos como o tigre, que divide seus resultados, busca soluções,  e é generoso com os que precisam de ajuda?

Será que minha empresa está  refém dos movimentos do mercado, dos fabricantes e suas políticas, ou será que consigo trabalhar e produzir sozinho?

Pensem nisso e fiquem à vontade para comentarem  sobre sua reflexão comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas